terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Tabela cronostratigráfica

Na reconstituição da História da Terra, os geólogos têm necessidade de posicionar as sequências estratigráficas originadas num dado período de tempo tempo independentemente do tipo de litosfera que as constitui.

O ordenamento das rochas no tempo éo ramo de estudo no ramo da cronostratigrafia.

O tempo geológico pode ser delineado através das unidades cronostratigráficas e geocronológicas.

As unidades cronostratigráficas correspondem a materiais rochosos estratificados, processos ou acontecimentos geológicos que ocorreram num determinado período de tempo, num determinado local (são mais objectivas).

As unidades geocronológicas são unidades de tempo geológicos abstratas e de âmbito global (exprimem diretamente o tempo).

Para cada unidade cronostratigráfica existe uma unidade geocronológica.


A cronostratigráfica tem como principal objectivo estabelecer uma escala mundial de referência, tendo nessa escala o Andar, que é a unidade mais importante porque corresponde a um intervalo de tempo relativamente curto. Podemos estabelecer um limite entre dois Andares a partir das mudanças biológicas, físicas, sedimentológicas ou químicas. Quando num determinado local podemos estabelecer o limite inferior de um andar, define-se o estratotipo de limite dessa unidade cronostratigráfica.

clica aqui para ver em tamanho real


Reflexão: 

Sem comentários:

Enviar um comentário