segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Métodos de datação

Existem métodos de datação relativa e absoluta. Os métodos de datação relativa não nos apresentam a idade das rochas em números apenas nos permitem comparar com outras rochas, nos métodos de datação “absoluta” é possível ver a idade da rocha em milhões de anos ( M.a) ou noutra unidade temporal.

Geocronologia

É a ciência que estuda a determinação da idade dos minerais e de outros acontecimentos terrestres utilizando a radioatividade. Datação absoluta ou radiométrica utiliza os isótopos radioactivos, que são altamente instáveis. Têm uma propriedade que consiste na transformação de um átomo noutro com libertação de energia – decaimento radioactivo. Os isótopos radioactivos são chamados átomos – pai . Aos átomos que resulta da sua desintegração, são chamados os átomos – filhos. O tempo necessário para que metade dos átomos – pai se transforme em átomos – filhos é chamado o tempo de semi –vida.





Magnetostratigrafia

A magnetostratigrafia é um método de geocronologia que permite obter uma datação “absoluta” através do estudo das inversões do campo magnético terrestre.







Reflexão:
É interessante que através do estudo dos átomos ou inversões consigamos obter uma datação das rochas, e será que algum dia será possível obter um número exato de uma rocha ? ou da Terra ?

Bibliografia : 

Sem comentários:

Enviar um comentário