Instrumentos usados para investigar o fundo do oceano
Os estudos de Geologia Marinha deparam-se com uma dificuldade adicional em relação à Geologia tradicional terrestre, esta deve-se ao facto de os objectos de estudo se encontrarem submersos, mas esta dificuldade foi diminuindo juntamente com o avançar da tecnologia.
Uma das primeiras maneiras de explorar o fundo do oceano foi utilizando uma corda , esta era lançada ao mar com um peso na extremidade, quando este tocava no fundo, a profundidade era medida através do comprimento da corda. Este método era relativamente rápido e eficaz a pouca profundidade, sendo muito pouco fiável e extremamente demorado quando utilizado em oceano profundo.
Mais tarde foi desenvolvido uma maneira de estudar o fundo do oceano através de ondas acústicas, mas ainda era um pouco "rudimentar". Mas com a Primeira Guerra Mundial os métodos acústicos tiveram o seu maior desenvolvimento, e assim progressos tecnológicos realizados nesta época levaram à consecução das ecosondas modernas.
Nesta fase chegamos ao famoso SONAR (Sound Navigaton And Ranging) com se recolheu os dados que forneceram algumas das bases para a teoria da tectónica de placas.
Atualmente, devido ao grande avanço da tecnologia podemos ver diretamente a forma do fundo do oceano através de satélites.
Sem comentários:
Enviar um comentário