Criticas á teoria da deriva dos continentes
A teoria da deriva dos continentes proposta por Wegener era suportada em dados geofísicos,geológicos,geodésicos,paleontológicos e paleoclimaticos. Porém, esta teoria estava longe de ser unanime na comunidade científica do século XX. Os argumentos mais criticados foram os argumentos paleontológicos, os geológicos e também os argumentos geodésicos.
A teoria da deriva continental foi fortemente criticada pelos defensores das correntes imobilistas devido á não apresentação por parte de Wegener de nenhum mecanismo plausível que justificasse a movimentação lateral das massas continentais. Alguns críticos defendiam, por exemplo, a existência de pontes intercontinentais, que posteriormente teriam sido erodidas (teorias defendidas pelos imobilistas), o que explicaria a semelhança entre fosseis de continentes distantes.
A apresentação da teoria de Wegener originou um intenso debate na comunidade científica no seculo XX, tendo na época os geofísicos o principal papel na oposição a esta teoria.
Também é de realçar que as algumas condições sociais da época terem sido responsáveis pela não-aceitação desta teoria pela comunidade científica, nomeadamente o facto de Alfred Wegener ser alemão e isso dificultar a divulgação e comunicação das suas ideias.
Sem comentários:
Enviar um comentário