A litostratigrafia baseia o seu estudo em cinco princípios fundamentais.
Princípio da sobreposição- Numa dada sequência estratigráfica, os estratos que se encontram no topo são mais recentes que aqueles que estão na base.
O princípio da sobreposição deve ser aplicado com precaução, uma vez que em terrenos que experimentaram fenómenos de deformação, como dobras e falhas, o geólogo deve apoiar-se em métodos de interpretação complementares.
Princípio da horizontalidade- Determina que os sedimentos que estiveram na origem dos estratos são depositados, em regra, segundo camadas horizontais.
Princípio de intersecção- Um filão ou uma intrusão magmática é sempre posterior às formações rochosas que atravessa.
Princípio da continuidade lateral- Um estrato sem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extenção, independentemente da ocorrência da variação horizontal (lateral) de fácies. Deste mod, uma camada limitada por um muro (base) e por um teto (topo) e definida por uma certa fácies tem a mesma idade ao longo de toda a sua extensão lateral.
Princípio da inclusão- Qualquer rocha que contenha elementos de outra rocha preexistente é sempre mais recente.
Reflexão: É interessante como os geólogos conseguem interpretar os estratos sedimentares e conhecer as suas histórias através destes princípios. Mais específicamente sobre formas de vida do passado da Terra e também sobre os grandes conhecimentos geológicos.
Bibliografia:
http://geologia12ano1d.blogspot.pt/2010/12/principios-litostratigraficos.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi548PqLNLFExg4eQLrdOX9AwbAQvIRNNftdYu8ZZdtSJrtOzgyWC5WAyF3wFyuztiXb7fbPPiecqPYGAvwZ_NCNji61Fl2-FPcYmD5GsaLioezprrsX_BGso0v1FJQDTTrUCjRC5OP0iE/s400/principio+identidade+paleontologica.bmp
http://12hgeologia2010.blogspot.pt/2010/11/principios-litostratigraficos.html
Livro Geologia | 12º ano Porto Editora
Sem comentários:
Enviar um comentário