terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Algumas técnicas de fotografia

Vamos apresentar aqui quarto tipos de fotografia. Fotografia marcro, panorama, HDR e utilizando a regra dos terços.


Fotografia macro


É a fotografia de pequenos seres e objectos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia, são fotografados no seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmara

Panorama


Deve capturar um campo de vista comparável (ou maior do que) a do olho humano, que é de 160° por 75° a partir de um ponto de vista, e deve fazer assim ao manter os detalhes precisos através do retrato inteiro.

HDR
Faz  com que as fotos tenham o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando esta técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na luz, ao mesmo tempo. Podes utilizar um programa ou simplesmente faze-lo online que é pratico e igualmente eficaz.
Este foi o site que utilizamos para fazer a nossa imagem:

Regra dos terços

Como já explicamos no post anterior, para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada. 
Nesta foto quis dar especial importância à luz do nascer do Sol.


Todas as fotos deste post são da autoria dos membros do blog. 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Noção sobre Fotografia


Vamos aqui apresentar uma pequena noção sobre fotografia para vos ajudar nas próximas fotos que queiram tirar, tanto com intuito geológico ou não.

Para tirar uma boa fotografia temos de ter em conta as regulações da nossa câmara e também o enquadramento da fotografia.

Para regular a nossa câmara há elementos essenciais como:

- Sensibilidade de película, que aparece nas máquinas como ISO.  Quanto maior for o ISO maior será a sensibilidade da câmara à luz. 
O valor standard deve ser 400, depois podem regular conforme a luz de que dispõem.

-Abertura do diafragma, aqui podes regular a luz que entra no diafragma da máquina, quanto mais aberto mais luz vai conseguir captar.

-Velocidade de disparo, quando mais rápido for o disparo menos luz a máquina consegue captar, então, se quiseres tirar uma foto num local mais escuro aconselhamos um disparo mais longo de modo a que a máquina consiga captar o máximo de luz possível. 
Para disparos mais lentos convém dispor de um tripé ou uma simples base para impedir as oscilações da máquina.

Quanto ao enquadramento vamos dar duas dicas muito importantes:

-Evitar colocar o centro da foto no ponto de fuga, por exemplo, quando tiras uma foto a uma rua ou túnel evita centrar a foto no final da rua ou do túnel.

-Regra dos terços, é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.
Nas máquinas atuais aparece como directrizes, aconselhamos que mantenhas ativo para conseguires ter uma melhor noção de onde se encontram os pontos de cruzamento. 



Mais tarde iremos postar algumas fotos como panoramas, fotografia macro e com a regra dos terços. Assim iremos demonstrar como compensa ter um pouco de trabalho ao regular e enquadrar as nossas fotos.